3 segredos do jiu-jitsu que podem te ajudar a chegar no seu objetivo até 5x mais rápido.

Quando eu iniciei no jiu-jitsu, aos 8 anos de idade, o jiu-jitsu era um ambiente muito hostil para uma criança. O treino era totalmente voltado para competição e não importava qual tipo de competição, os atletas de jiu-jitsu sempre topavam.


Provavelmente por causa da herança que a família Gracie deixou de provar o jiu-jitsu contra as outras artes marciais transformou o jiu-jitsu em uma colmeia de abelhas que não era necessário muita provocação para ser instigada.


Fosse um campeonato de kimono, sem kimono, um evento de MMA ou às vezes até mesmo uma briga de rua 90% dos praticantes daquela época estavam preparado para esses tipos de situação.


Com o tempo essa mentalidade entrou na minha cabeça e eu simplesmente amo competir. Qualquer coisa que me ofereça um desafio físico ou mental eu quero participar e quando não tenho algum objetivo relacionado à competição é difícil me manter disciplinado na hora da preparação.


Eu sempre me perguntei como que isso era possível, uma arte marcial que pouco mais de 20 anos atrás era totalmente hostil conseguiu se transformar em uma ferramenta de mudança de vida, isso é um feito impressionante.


É fato que os tempos do jiu-jitsu mudaram, mas essas mentalidade ainda persiste dentro do tatame, mesmo que os praticantes só busquem um estilo de vida mais saudável é muito comum ver traços desse época até em quem não participou dela.


"O que isso tem a ver com a minha vida?" - Você deve estar se perguntando nesse exato momento ou "Como isso pode me ajudar a atingir meus objetivos mais rápido?".


Vou te contar em um minuto, mas gostaria de desviar o foco um momentinho para que possamos pensar juntos.


Para dominar qualquer habilidade você precisa focar em uma coisa só, mas como eu disse no começo, qualquer atleta de jiu-jitsu treinava muitas coisas ao mesmo tempo, era impossível ficar bom em tudo.


Então como que isso era possível?


Executar várias tarefas ao mesmo tempo provavelmente vai te levar à uma má execução em todas elas, então era totalmente contra-intuitivo para as pessoas que treinavam naquela época se transformarem em ótimos atletas.


Como que esse tipo de pensamento perdurou por décadas e se manteve infalível por muitos anos até a profissionalização do jiu-jitsu esportivo?


Pensando um pouquinho eu cheguei a uma conclusão que, na verdade, é bem simples.


Eu acredito que o primeiro motivo é que a comunidade do jiu-jitsu sempre esteve envolvida em um grupo que compartilhava das mesmas ideias de estilo de vida. Desde os tempos que o Mestre Hélio Gracie começou a enfrentar adversários em nome do jiu-jitsu ele já pregava um estilo de vida diferente dos demais.


Em uma época em que as frutas eram consideradas apenas sobremesas e não faziam muito parte da alimentação das famílias, elas já compunham quase 50% da dieta da família Gracie e, hoje em dia, é conhecimento comum que uma boa alimentação está diretamente ligada com o desempenho esportivo.


Então o primeiro fator que eu levo em conta para que mesmo não focando em um estilo de combate só ou em só um estilo de competição fez com que o jiu-jitsu brilhasse foi a saúde superior que os seus praticantes possuíam.


As gerações seguintes acompanharam os ensinamentos do Mestre Carlos e do Mestre Hélio Gracie em relação à uma vida saudável e isso transformou os atletas de jiu-jitsu em adversários formidáveis.


O segundo fator que eu atribuo para o sucesso dos atletas de jiu-jitsu daquela época é a força mental que a maioria dos competidores de jiu-jitsu possuem, isso era passado para o mais novo dos alunos, até o mais velho.


O ímpeto para provar o jiu-jitsu e se provar como atleta faziam com que os atletas construíssem barreiras mentais na hora da competição e mesmo com qualidade técnica inferior, muitas vezes, conseguiam prevalecer sobre o adversário.


E o terceiro e último fator que fez com que o jiu-jitsu se prevalecesse em competições e como uma das artes marciais mais eficientes do mundo até hoje é a especialização em técnicas pouco conhecidas.


Décadas atrás não existia o conceito de luta no chão e o adversário que caísse automaticamente perdia, o jiu-jitsu explora esse lado melhor que qualquer outra arte marcial existente e essas técnicas fizeram com que a arte marcial superasse qualquer outra usando o impensável ou o incomum para prevalecer nos combates.


Como isso pode te ajudar?


É simples. Para atingir o seu objetivo até 5x mais rápido você deve usar esses 3 fatores que ajudaram o jiu-jitsu a prevalecer no mundo das artes marciais.


1 - MANTENHA-SE SAUDÁVEL


Quando você se mantém saudável você ganha mais horas no seu dia, na sua semana, no seu mês e no seu ano para correr atrás dos seus objetivos. Se você estiver saudável e conseguir aproveitar 15 minutos a mais por dia, só por estar bem, buscando seu objetivo em um ano você ganha mais de 90 horas de trabalho sem tirar nenhum tempo extra da sua família ou das horas de lazer que você possui.


2 - APRENDA A CRIAR BARREIRAS MENTAIS


O bem estar mental é uma das coisas mais importantes para que possamos atingir nossos objetivos. Somos frequentemente atingidos pela procrastinação ou por estímulos inúteis durante nossas horas de trabalho. Usando o mesmo pensamento de antes, se você conseguir aproveitar 15 minutos a mais de concentração por dia e 15 minutos a mais por estar saudável você já tem 180 horas de trabalho melhor aproveitadas ao longo do ano.


Assim pode fazer mais com o mesmo tempo. Lembrando que essas 180 horas somam quase um mês de trabalho a mais ao final de um ano (pra quem trabalha 40h por semana). Então todo ano você ganha o equivalente a um mês a mais de produtividade.


3 - USE O INCOMUM A SEU FAVOR


E por último, mas não menos importante, use o incomum a seu favor. O que é comum todo mundo já faz, quando o YouTube começou era ridículo pensar que ia se transformar no que é hoje. Quando o primeiro site de vendas entrou no ar era ridículo pensar que alguém ia ser trouxa o bastante para comprar pela internet, quando o jiu-jitsu começou era ridículo pensar que os lutadores ficavam se agarrando um com o outro.


Mas o tempo é a melhor ferramenta a favor do incomum. O incomum é muitas vezes negligenciado, mas quando sua eficiência é comprovada ele vira o comum. Então se você está fazendo ou pensando em fazer algo que considera incomum e acha que as pessoas podem achar ridículo, vá em frente, melhor tentar e se arrepender do que se arrepender por não tentar. Nos dois casos você se arrepende, mas em um deles você pelo menos sabe que tentou tudo o que pôde, enquanto no outro não.


Espero que esse texto possa te ajudar de alguma forma.


Qualquer sugestão, dúvida ou comentário não deixe de entrar em contato conosco!


E se você quiser saber um pouco mais sobre o jiu-jitsu, leia nossos outros posts ou entre em contato que a gente vai ficar muito feliz em te responder!


Um abraço!


Oss



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alguns anos atrás estava de carro no centro de São Paulo, já era por volta das 15:00 e estava ficando sem bateria. Ainda tinha que percorrer uns 10km até o meu destino e não parecia que minha bateria