As regras básicas do Jiu-jitsu: Pontuação nos moldes da IBJJF

O jiu-jitsu é ainda considerado um esporte amador, existem muitas confederações e cada uma delas podem utilizar suas próprias regras, mas se fosse para nomear uma federação principal seria a IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).


As regras da maioria dos campeonatos seguem o modelo da IBJJF que é bem simples de se entender. Começando pelas pontuações é simples de entender a prioridade de cada posição para a Confederação Internacional.


Quedas - 2 pontos

Raspagem - 2 pontos

Joelho na barriga - 2 pontos

Passagem de guarda - 3 pontos

Montada - 4 pontos

Montada nas costas - 4 pontos

Pegadas das costas - 4 pontos


Aos olhos da IBJJF, e de qualquer um que tenha entenda de luta, pegar as costas e montar é mais benéfico para o objetivo do jiu-jitsu (fazer o oponente desistir) do que quedar, por isso a diferença de pontos. É mais difícil também conquistar uma montada do que uma raspagem, que apesar de benéfico para as finalizações é mais fácil de ocorrer.


É importante frisar que para valer a pontuação é necessária a estabilização da posição por 3 segundos ou mais, caso seja conquistada uma posição e o oponente conseguir impedir antes dos 3 segundos de estabilização é dado apenas uma vantagem.


A vantagem é a tentativa de ataque efetivo na luta. A vantagem não é ponto, mas em uma luta em que ninguém pontua a vantagem é quem dita o vencedor, pois, teoricamente, este atacou mais efetivamente durante a luta, ou seja, chegou mais perto da finalização, apesar de não ter finalizado.


Em uma luta que um dos lutadores faz parte do famoso grupo dos amarrões se ele não está ativo tentando atacar ele recebe uma punição. Na segunda punição o adversário ganha uma vantagem, na terceira punição o adversário ganha dois pontos e na quarta punição ele é desclassificado da luta.


É importante frisar que punição não equivale a menos um ponto apesar de, no placar, aparecer dessa forma. Se o placar está zero a zero nas pontuações um dos lutadores não tem vantagem nenhuma e o outro tem uma vantagem e uma punição, este último está ganhando por uma vantagem. No caso de estar empatado nos pontos e nas vantagens quem tem a punição vence a luta.


E aí, o que achou das regras do jiu-jitsu? Confuso? É um pouco mesmo, mas não se preocupe, com o tempo você pega o jeito. Caso você queira saber mais só clicar no link a seguir e baixar o manual completo em português da CBJJ que apresenta desde as categorias de peso até os golpes proibidos.


O melhor a se fazer é aprender na prática! Encontre uma academia de jiu-jitsu mais perto de você e comece hoje mesmo a praticar essa arte tão sensacional!


Oss


575 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alguns anos atrás estava de carro no centro de São Paulo, já era por volta das 15:00 e estava ficando sem bateria. Ainda tinha que percorrer uns 10km até o meu destino e não parecia que minha bateria