Glossário do jiu-jitsu

Existem muitas termos no jiu-jitsu que são uma incógnita para todos os novos praticantes dessa nobre arte. Neste texto eu tentarei cobrir o maior número de termos do jiu-jitsu que podem te ajudar nos treinos.


Absoluto - É a categoria em competições que não tem limite de peso. Frequentemente você ouve que no jiu-jitsu o fraco vence o forte e o absoluto é a categoria que prova que diferença de peso não importa para o jiu-jitsu mesmo em nível competitivo.


Amarrão - O objetivo principal do jiu-jitsu é a finalização. Forçar o oponente a desistir ou em casos extremos desmaiá-lo ou deslocar alguma de suas articulações. O amarrão é o lutador de jiu-jitsu que não busca a finalização, apenas trava a luta em qualquer posição que ele conquista, mesmo que não seja uma tão boa.


Amasso - O nome é auto-explicativo, um amasso é quando o adversário te pressiona contra o chão “amassando” seu corpo com mais força do que o normal. Também é usado como expressão para quando você apanha muito feio.


Arrochar - Ajustar a posição.


BJJ - Abreviação de "Brazilian Jiu Jitsu", ou seja, Jiu Jitsu Brasileiro.


Creonte - Apelido dado aos "traidores", lutadores que trocavam de academias. É um termo que era utilizado no começo do jiu-jitsu quando haviam poucas academias e todas elas eram “inimigas” uma das outras. Hoje em dia já não é mais tão comum o uso desse apelido.


Espalhar o frango - Quando um dos lutadores conquista as costas e coloca o peso em cima da coluna do seu adversário deixando ele de barriga no chão e com a coluna sob pressão.


Fechar a guarda - Cruzar os pés na linha da cintura do oponente, impedindo-o de se movimentar para os lados.


Finalização - O objetivo final do jiu jitsu, consiste em fazer o oponente desistir ao aplicar uma chave ou estragulamento.


Grau - graduação intermediária entre as trocas de faixas


Guarda - Quando um dos lutadores está de costas para o chão e coloca o oponente abaixo da linha da sua cintura. Pode ser guarda fechada, guarda aberta ou meia guarda, não importa, enquanto o oponente estiver abaixo da linha da sua cintura ainda é guarda.


Inversão - Quando um dos lutadores, enquanto sendo dominado, consegue tirar o oponente de cima, invertendo a posição, sem o uso da guarda (usando a guarda se chama raspagem).


No-gi - Lê-se “Nogui”, significa sem kimono.


Orelha de couve-flor - A orelha de couve-flor é a designação popular dada ao hematoma auricular, isto é, a orelha (mais propriamente denominada pavilhão auricular) que ficou deformada de forma permanente, como consequência de contusões, lesões pelo frio, infecções graves. Pequenos vasos sanguíneos se rompem, formando um pequeno hematoma, antes de surgir um tecido fibroso, que deforma o pavilhão auricular, dando-lhe a aparência de couve-flor. (Wikipedia).


Passagem de guarda - É uma movimentação na qual um dos lutadores conseguem dominar o adversário de costas no chão após o seu oponente ter estabelecido a guarda.


Raspagem - Quando um dos lutadores consegue tirar o oponente de cima dele, invertendo a posição, utilizando a guarda.


Submission - Basicamente é o jiu-jitsu sem kimono.


E aí, alguma coisa ficou de fora? Comente aqui outros termos que você ouve na sua academia.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alguns anos atrás estava de carro no centro de São Paulo, já era por volta das 15:00 e estava ficando sem bateria. Ainda tinha que percorrer uns 10km até o meu destino e não parecia que minha bateria